sexta-feira, 5 de outubro de 2018

O CONSOLADOR

“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador[...]” (João 14:16).

MATERIAL CONCRETO: Leve um crocodilo (jacaré) de pelúcia ou plástico, se não conseguir, pode usar uma foto.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Alguma vez vocês já ouviram a frase: Ele está derramando lágrimas de crocodilo? Que história é essa? Animais choram? Sim, animais choram, mas nenhum animal derrama lágrimas, vocês podem saber que estão chorando pelos sons que produzem, mas só os seres humanos produzem lágrimas.
Falar que está chorando lágrimas de crocodilo vem do fato de quando um crocodilo engole uma presa ele faz isso sem mastigar. Então, precisa abrir bem a sua boca, o que pressiona toda a cara dele, forçando sair lágrimas, mas na verdade o crocodilo não está chorando.
E vocês choram muito? Vocês sabem por que choramos? Nós choramos por diferentes coisas: quando nos machucamos, quando estamos com saudade de alguém, quando queremos continuar brincando com um amiguinho e não podemos, quando não queremos comer, quando ficamos irritados com alguma coisa, mas podemos chorar também de alegria quando algo muito bom acontece.
Quando se é criança, parece que é mais fácil chorar, principalmente crianças bem pequenas. As nossas pálpebras superiores são nossa fábrica de lágrimas, e lá são produzidas todas as nossas lágrimas. Sabem, eu não gosto muito de ver uma criança chorando; dá muita vontade de colocá-la no colo, fazer um carinho e conversar com ela, até que esteja calma. Acho que sou uma boa consoladora!
Consoladora? O que é isso? Consolar é aliviar a dor, limpar as lágrimas de alguém e fazê-la sorrir novamente. Isso me lembra de um assunto na Bíblia. Jesus estava conversando com Seus discípulos, era possivelmente quinta-feira, a última de Jesus aqui na Terra, pois logo Ele seria crucificado. Cristo queria acalmar o coraçãozinho dos discípulos para o que ia acontecer e explicar que não ficaria para sempre aqui; Ele precisava ir para o Céu.
Os discípulos ficaram muito tristes com as palavras de Jesus. Eles não conseguiam entender porque Jesus teria que morrer e porque Ele teria que voltar para o Céu. Alguns, eu acho, até choraram e eles perguntavam: Jesus, por que vai nos abandonar? Você não nos ama, Jesus? Foi então que com muito amor, Ele falou: Vocês não estão entendendo, mas escutem, Eu amo muito vocês. Então, não se preocupem, Eu preciso morrer, ressuscitar e voltar para o Céu, para ficar perto de Meu Pai. Mas não vou deixar vocês sozinhos, pois vou enviar o Consolador. Ele vai limpar de seus olhos toda a
lágrima, e sempre estará com vocês até o dia que Eu voltar. Que conforto!
Naquela época, Ele pensava em tudo, até alguém para consolar os discípulos. E hoje quem enxuga as nossas lágrimas? Jesus mandou vir o Seu Santo Espírito para que estivesse sempre conosco e chamou-O de Consolador.
Por isso, nunca estamos sós. Sempre teremos a presença do Espírito Santo com a gente. É Ele que nos
ensina a sermos bondosos como Jesus. É Ele que nos ensina sobre o amor de Jesus e é Ele que nos dá a certeza de que Cristo logo vai voltar.
Por isso, não precisa ficar triste, pois temos o Espírito Santo, o Consolador. Quando vocês ficarem tristes ou precisarem chorar, basta pedir para Ele acalmar o seu coraçãozinho, que o Espírito Santo cuidará disso.

APELO: Quantos desejam ter o Espírito Santo em suas vidas?

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos a Ti, pelo nosso Consolador, o Espírito Santo. Que estejamos sempre fazendo sempre a Sua vontade! Em nome de Jesus, Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário