sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ATÉ O MAR OBEDECE

“[...]Acalma-te, emudece![...]”(Marcos 4:39).



MATERIAL CONCRETO: Um barquinho, os discípulos e Jesus (pode usar feltro, EVA, ou outro material, também pode dramatizar com pessoas ou até mesmo usar garfos e colheres para serem os personagens e uma bacia para ser o barco).

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Aquele fora um dia muito cansativo para Jesus e Seus discípulos. Ele havia pregado para uma grande multidão e curado muitas pessoas de diferentes doenças. Jesus queria muito descansar, mas aonde Ele ia, a multidão também O seguia, pois todos queriam ficar pertinho dEle.
Então, Jesus teve uma ideia, chamou a Pedro e disse: vamos entrar no barco e ir para o outro lado do rio; lá poderei descansar. A viagem não seria curta, e Jesus já poderia descansar no barco. E foi isso que Seus discípulos fizeram; entraram no barco com Jesus que logo Se deitou e começou a dormir.
Alguns dos discípulos eram ótimos pescadores e entendiam de mar, chuvas ou tempestades. A viagem ia bem e eu imagino cada um dos discípulos falando sobre como havia sido aquele dia, as curas que viram Jesus operar, as Suas palavras, o amor demonstrado, até que aquela noite estrelada começou a ter nuvens escuras, raios e a chuva foi chegando.... Mas tudo bem, pois João era ótimo com tempo chuvoso; tudo estava sob controle, até que aquela chuvinha se transformou em uma tempestade (som de trovão e chuva forte, você mesmo pode fazer os sons).
Eles tentaram todas as coisas que sabiam, mas a chuva era forte e nada do que estavam fazendo, adiantava. Até que o desespero tomou conta e eles sentiram muito medo da morte, e começaram a gritar: Vamos morrer! Vamos morrer! E no meio daquele desespero, eles se lembraram de que Jesus estava ali. O quê? Não pode ser!
Jesus estava dormindo tranquilamente naquela tempestade!!! Correndo com dificuldade até Jesus, eles O acordaram e perguntaram: Mestre, como você pode dormir? Não Se preocupa se nós morrermos? Faça alguma coisa! Com a tranquilidade que Cristo sempre tinha, Ele Se levantou e disse à tempestade: Acalma-te, aquieta-te! Imediatamente, o mar se acalmou, a chuva parou e todos ficaram sem entender.
Imagino que os discípulos ficaram mais impressionados que antes. Eles se perguntavam: Quem é Este que fala e até os mares e o tempo Lhe obedecem? Quem era Este, crianças? Sim, era o nosso amado Jesus! Ele é Deus e tem todo o poder.
Às vezes, coisas ruins e tristes acontecem na nossa vida e temos muito medo. Em qualquer momento, precisamos nos lembrar de que temos Jesus. Ele nos ama e quando está em nosso barquinho, na nossa vida, não precisamos ficar com medo, pois Ele cuidará de nós. Os discípulos não precisavam ter tido medo; Jesus estava lá.
Lembrem-se, sempre: Jesus está conosco em todos os momentos. Confiem!

APELO: Quantos desejam ter a Jesus sempre por perto?

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos porque Tu estás sempre conosco. Ensina-nos a buscar a Tua ajuda, nos momentos felizes ou tristes da nossa vida! E que nunca nos esqueçamos de Cristo. Em nome de Jesus, Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário